Secretária como “co-gestora”
Foi-se o tempo em que as secretárias eram conhecidas como as moças que atendiam ao telefone, anotavam recados, recepcionavam visitantes e atendiam a pedidos dos seus superiores. Aliás, foi-se esse tempo, há muito tempo!
A cada dia, a carreira de uma secretária ganha mais espaço no mercado de trabalho. As formas são diversas e com um campo ainda maior de atuação, tornando-se mais indispensável ao mercado de trabalho.
Hoje a maioria das secretárias (ou secretários) atuam como “co-gestores” das empresas onde trabalham ou do profissional que atendem.
Hoje o perfil da secretária (ou secretário), não é apenas multifuncional e sim, multissetorial. Além de atuar diretamente com os gestores e executivos de uma companhia, atua na gestão de vários setores e muitas vezes, todos estes setores ao mesmo tempo.
E geralmente, além de assessorar uma pessoa ou pessoas específicas, também é a responsável pelas tomadas de decisões.
Fazer estudo de mercado, cursos, treinamentos, participar de eventos relacionados a área de secretariado e eventos relacionados a gestão, liderança, estratégias e planejamentos, hoje já fazem parte da rotina de uma secretária com o perfil de co-gestora.
Além do mais, ter uma marca pessoal de competência, credibilidade, ter a sua própria identidade, faz com que ao invés da secretária procurar posicionamento no mercado de trabalho, o próprio mercado lhe procure.
Também ter congruência no pensar, sentir e agir fazem parte dessa marca pessoal. É pensar, sentir e agir de acordo com os seus valores pessoais e profissionais.
Quando comentamos de identidade, é a secretária conhecer seus próprios talentos e potencializar eles. Lembrando que os talentos de uma pessoa é único e exclusivo ou seja, os seus talentos são diferentes dos talentos de outra pessoa e praticá-los.
Confira também A Eficiência de uma Secretária Executiva
Pingback: Secretária Remota e Assistente Virtual – D. Zortéa » A eficiência de uma secretária!