Pró-ativo x Reativo
Primeiro
O pró-ativo comete erro e diz “eu estava errado. Desculpe-me, vou melhorar”. O reativo diz “não foi culpa minha”
Segundo
O pró ativo trabalha mais e sempre tem tempo. O reativo está sempre muito ocupado, sem tempo para nada.
Terceiro
O pró-ativo transpõe o problema e o vê como desafio. O reativo dá voltas ao redor do problema, andando sempre em círculos.
Quarto
O pró-ativo tem humildade e desculpa-se por um erro e o repara, pensando “o erro é o acerto do processo”. O reativo raramente pede desculpas. E quando pede não faz nada para mudar e isto faz com que acabe repetindo o erro.
Quinto
O pró-ativo sabe por que lutar e quando transigir, sabe que é necessário manter o foco nas coisas certas, não gasta tempo em assuntos acidentais. O reativo transige quando não deveria e luta pelo que não vale a pena e por isso está sempre esgotado.
Sexto
O pró-ativo reconhece que é bom em muitas coisas e diz “posso melhorar cada vez mais, a cada dia”. O reativo diz “bem, eu não sou tão ruim quanto um bocado de gente”.
Sétimo
O pró ativo respeita o caminho que está seguindo. O reativo despreza aqueles que ainda não atingiram a posição que tem.
Oitavo
O pró ativo respeita aqueles que lhe são superiores e busca aprender com eles. O reativo ressente-se daqueles que são superiores e busca achar defeitos neles.
Nono
O pró-ativo é responsável e faz mais do que o seu trabalho. O reativo diz “eu apenas trabalho aqui, sou pago só para isto”
Décimo
O pró ativo diz “deve existir uma maneira melhor de se fazer isso”. O reativo diz “Por que mudar? Essa é maneira pela qual sempre foi feito isto e deve continuar assim”